A AVALIAÇÃO FÍSICA, teste ou prova tem como objetivo principal mensurar o estágio atual do indivíduo em relação a um conteúdo. A avaliação física por sua vez mensura parâmetros básicos relacionados com a estrutura física do indivíduo. Você deve fazer avaliação física sempre, e não pontualmente. É a avaliação que fará você enxergar a melhora ou piora do seu condicionamento físico.
Como parâmetros básicos temos geralmente a anamnese, teste postural, perimetria e mensuração da composição corporal.
A ANAMNESE é um questionário elaborado com o objetivo de mostrar ao avaliador o histórico médico recente do cliente assim como nutricional, de exercícios e outras perguntas que ele achar conveniente, tudo para formar um “espelho” da condição atual do cliente assim como a observância de seus objetivos particulares. É de fundamental importância para a detecção de restrições e possível direcionamento do cliente para outros profissionais como médico e nutricionista a fim de correção, melhora e diagnóstico de condições pré existentes que possam de alguma forma intervir na prescrição de atividades físicas na academia.
O TESTE POSTURAL é uma forma de se avaliar a postura do indivíduo quando da posição em pé. Serve para detectar desvios de segmentos corporais principalmente nas regiões como coluna vertebral, ombros, quadris e outros. Desvios que podem estar associados geralmente a dores e até a incapacidades de alguns movimentos. O diagnóstico precoce de alterações na postura é de grande importância para a saúde do indivíduo.
A PERIMETRIA é a mensuração simples, com fita métrica, dos perímetros dos segmentos corporais como braço, antebraço, cintura, tórax, coxas e outros. Pode mostrar assimetrias entre lados opostos que podem então indicar a necessidade de exercícios complementares para um dos lados do corpo, assim como uma maior necessidade de fortalecimento muscular em determinadas áreas corporais.
A COMPOSIÇÃO CORPORAL é o quanto o indivíduo possui de massa gorda e massa magra. Sendo massa gorda a quantidade de gordura corporal e massa magra o somatório de todos os outros tecidos corporais como ossos, músculos, órgãos internos e pele. A determinação dessas massas é feita através de mensuração de pregas cutâneas que são dobras da pele delimitadas pela mão do avaliador e em sítios corporais determinados pelo protocolo a ser usado.
As chances de sucesso que a pessoa naquele momento da prescrição da atividade física é aumentando. As reavaliações subsequentes são desejáveis na medida que pode mostrar o progresso gradativo assim como determinar mudanças na prescrição das atividades.
G.V Personal Trainer sempre promove sua atualização profissional, networking, educadores físicos e profissionais das áreas da saúde e serviços destinados ao mercado de fitness e bem estar, seja através de eventos, publicações ou canais digitais.
Não deixe de fazer sua avaliação física, ela é muito importante para o sucesso e objetivos pretendidos!